Mineiro e Robério são os melhores candidatos para LGBTs em Natal

By | 17:07 Comente

Política é coisa séria, principalmente quando se é minoria. Por isso, a Bicha Natalense apoia candidatos que têm projetos concretos voltados para LGBTs e com trajetórias marcadas pela defesa da diversidade sexual e de gênero.

Tivemos acesso aos planos de governo apresentados pelos candidatos à Prefeitura do Natal, com exceção da Márcia Maia (PSDB) e Kelps Lima (Solidariedade) que não disponibilizaram o documento em seus sites oficiais ou nas redes sociais.

Dentre todas as propostas de Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT), Robério Paulino (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU) e Freitas Jr. (Rede), apenas os candidatos do PT e do PSOL apresentaram consistência ao tratar da população LGBT.

CARLOS EDUARDO

O atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT), cita os LGBTs apenas uma única vez em seu programa, em um parágrafo genérico onde fala sobre "implementar políticas de proteção aos cidadãos", incluindo negros, mulheres, população em situação de rua etc. Ele, contudo, não diz como isso será feito e quais políticas específicas para LGBTs seriam tomadas.

Vale salientar que ele está concluindo o segundo mandato no poder executivo municipal e pouco fez pelos LGBTs.



ROSÁLIA FERNANDES

A candidata do PSTU, assim como Carlos Eduardo, também não se aprofundou no assunto. Ela se comprometeu a "combater a opressão contra LGBTs", mas sem dizer como faria isso. A palavra LGBTfobia parece ter sido usada apenas para cumprir tabela.



FREITAS JR (REDE)

O candidato sequer cita LGBTs em seu projeto e não apresenta nada que possa beneficiar essa parcela da população.

FERNANDO MINEIRO

Sempre presente junto aos movimentos sociais, Fernando Mineiro se compromete a promover a cidadania LGBT, apoiando a luta contra o preconceito e a discriminação.

Em seu plano de governo, ele diz que vai impor sanções aos estabelecimentos e às instituições que pratiquem a discriminação contra homossexuais, bem como promover a educação de gênero e diversidade nas escolas.

Outro ponto importante é a criação da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual e do Conselho Municipal de Cidadania LGBT. 

 

ROBÉRIO PAULINO

O candidato do PSOL foi quem mais apresentou propostas para a população LGBT. Em doze tópicos do seu plano de governo, ele descreveu as medidas que serão tomadas durante sua gestão caso eleito prefeito de Natal. Há projetos na área da educação, saúde e cidadania.

Confira:


Robério costuma estar presente em eventos LGBTs, como o beijaço no estacionamento do supermercado Carrefour, em agosto, depois que duas transexuais foram vítimas de discriminação dentro do estabelecimento.

Assim como Fernando Mineiro, mantém excelente diálogo com os movimentos sociais e se mostra preparado para tratar de políticas públicas voltadas para os LGBTs.

QUAL O VOTO DA BICHA NATALENSE, AFINAL?

Mineiro e Robério são candidatos por partidos que têm história a favor dos LGBTs. É importante levar em conta a trajetória política de cada candidato, para não se deixar levar por propostas sem base.

Por isso, neste domingo (2/10), aconselhamos votar em Mineiro (13), Robério (50), branco ou nulo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: