Inspiradas em Frida Kahlo, bolsas produzidas por apenadas são expostas na Pinacoteca do Estado

By | 16:26 Comente
Nesta quinta-feira (6), o projeto de ressocialização Transforme-se comemora seu 11º ano de funcionamento com evento na Pinacoteca do Estado. Na programação, está a exposição das bolsas e acessórios produzidos pelas apenadas do Complexo Penal Dr. João Chaves durante a campanha “Transforme-se em Frida”.

Patrocinado pela Cosern e com o apoio do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo e da Secretaria de Justiça (Sejuc), o Transforme-se aproveita o tempo de ócio das internas para ensinar artesanato e incentivar o empreendedorismo em troca da remissão de pena. “A gente começou com um desfile de bolsas e roupas feitas com retalhos, mas depois passamos a ensinar tudo o necessário pra que elas pudessem ganhar um dinheiro extra quando saíssem”, explica Efigênia Cruz, coordenadora do projeto.



Atualmente, são cerca de 180 mulheres beneficiadas com aulas nas terças e sextas, das 14h às 17h, quando aprendem técnicas de crochê, bordado, fuxico e costura para fabricar por conta própria acessórios que podem trazer uma renda quando em liberdade. “Dentro do presídio não circula dinheiro, então acontece muito de elas mandarem pra casa os produtos que fazem pra mãe vender e ajudar a família do lado de fora”, relata Efigênia.

Além das aulas de artesanato, o projeto leva para o presídio palestras com psicólogos, especialistas em saúde coletiva e empreendedorismo. “A gente tenta ensinar como elas podem vender os produtos, para tentar fazer com que não percam o foco quando saírem. Eu digo às meninas que não dá rios de dinheiro, mas o retorno é maior porque não leva para o mau caminho e ela não vai correr perigo ao trabalhar com isso”, conta a coordenadora.

Quer ajudar o Transforme-se?

Além de contar com patrocínio da Cosern e da Lei Câmara Cascudo, o projeto tem a ajuda de lojas que doam retalhos e pedaços de tecido para a confecção dos acessórios. No evento, vai funcionar um posto para doação de banners acadêmicos, principal matéria prima das bolsas, assim como absorventes íntimos para as alunas.

SERVIÇO

Exposição "Transforme-se em Frida" - 11 anos do Projeto Transforme-se

Quando: De 6 a 11 de outubro

Local: Pinacoteca do Estado

Entrada gratuita

----------

As informações são do Assecom/RN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: