Na Casa da Ribeira, peça retrata a AIDS de forma bem-humorada e atual

By | 17:12 Comente
Foto: divulgação
Dentro da programação do #Acaba2016 - Programa de Fim de Ano da Casa da Ribeira, a peça "De onde vem e para onde vai Cida?" será apresentada dias 01 e 02/12 às 20h dentro das atividades do dia internacional de combate à AIDS(1°dezembro). A peça trata da AIDS com foco na doença social e utiliza os fundamentos do Teatro Épico para expurgar o irracionalismo pré-científico acerca desse ainda tão obscuro tema. Envolvendo e emocionando o público, descontruindo não sem turbulências os clássicos papéis da vítima, do algoz e do herói, provocando risos e reflexões.

Histórico

Em 2015, a partir de estudos dos elementos do teatro épico em Brecht, um grupo de jovens atores investigou a temática da epidemia do vírus HIV e, consequentemente, a construção social por trás da Síndrome de imunodeficiência adquirida - AIDS. Essa "inquietação" explorada travestida em pesquisa resultou num espetáculo cujo tema, ancorado no aspecto social, buscou evidenciar e refletir sobre o inerente estado da fragilidade humana, ampliado pela ruptura da normalidade da vida causada por uma doença. Ou seja, o grupo, através das técnicas do teatro buscou responder à inquietante pergunta de como uma infecção por um vírus pode ser antes tão mais impactante socialmente do que quanto aos seus possíveis aspectos orgânicos.

O espetáculo, fruto de um experimento cênico que tratou a doença como metáfora, ganhou o nome "De onde vem e para onde vai Cida?” sendo um instigante convite para uma viagem, no qual comissários de bordo conduzem a plateia num voo rasante rumo às pulsões atávicas da vida por meio de uma poética e perturbadora discussão sobre sexo, desejos, medos, amor, doença, cura, alegrias, conceitos e preconceitos, ou seja, tudo que contagia a vida e risca de riscos a existência humana.
 “Cida” teve seu primeiro contato com o público, numa encenação em espaço aberto, no dia 1º de dezembro de 2015, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo uma plateia em sua maioria formada por jovens. A partir de então, o espetáculo recebeu convite para várias apresentações no Circuito Emenda Cultural – promovido pela Pinacoteca do Estado do RN, no prédio do IPHAN/RN e no Circuito Cultural Ribeira.

“De onde vem e para onde vai Cida?” também foi selecionado para compor a agenda educativa do Curso de capacitação de profissionais de saúde para o manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Básica, promovido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde, uma vez ser uma obra artística potencializada em instrumento educacional de abordagem social, cuja característica interativa suscita enriquecedores debates e reflexões sobre a temática do HIV, tendo sido apresentado quatro vezes para um público de aproximadamente seiscentas pessoas, a maioria ligada à área da saúde e algumas da comunicação social.

Ficha técnica:

Elenco: Franco Fonseca , Matheus Gianinni e Naara Martins.
Dramaturgia: Franco Fonseca e Naara Martins.
Iluminação: Franco Fonseca.
Músicas: Naara Martins.
Direção: Franco Fonseca.
Apoio: Edivaldo Andrade
Duração: 45 minutos.

Serviço:

Data: 1 e 2 de DEZEMBRO
Horário: 20h 
Local: Casa da Riberia
(R. Frei Miguelinho, 52 - Ribeira, Natal - RN)
Duração: 45 minutos
Classificação : 14 anos
Ingressos: R$20,00 e R$10,00
Informações: 3211-7710
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: