Unidades de Saúde de Natal promovem ação alusiva ao Novembro Azul

By | 17:05 Comente
Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal
A campanha Novembro Azul, voltada para saúde integral do homem, se encerra oficialmente nesta quarta-feira (30), mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguirá com ações relativas ao cuidado à saúde da população masculina, como na Unidade de Saúde da Família Quintas (USF Quintas).

Diante do baixo comparecimento de homens na unidade, os servidores do local passaram a desenvolver, desde 2014, um projeto para atrair mais esse público. “Em dias normais, percebemos que os homens não vinham procurar atendimento na unidade. Então passamos a estender, pelo menos uma vez por mês, o nosso horário de atendimento até as 21h, pois assim os homens que trabalham durante o dia todo podem procurar nossa unidade”, afirmou Célia Regina, diretora da USF Quintas.

Durante os dias do projeto, os homens recebem orientações sobre hábitos de vida saudável, através de palestras sobre alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, DST e câncer de próstata. Além disso, também são distribuídos preservativos, realizadas aferições de pressão e testes rápidos de glicemia.

Devido ao Novembro Azul, essas ações foram intensificadas durante todo o mês e os resultados obtidos foram considerados satisfatórios. “Ontem (29) realizamos uma ação durante todo o dia. Recebemos uma grande quantidade de homens na unidade e conseguimos identificar dois casos de sífilis e um de HIV positivo, sendo que os homens não sabiam que tinham essas enfermidades. Isso mostra a importância desse tipo de ação”, disse Célia Regina.

Unidade de Saúde Pajuçara promove ação alusiva ao Novembro Azul

Aderindo a Campanha do Novembro Azul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pajuçara realizou na manhã desta terça-feira (29), na unidade, diversas atividades de promoção à saúde do homem.

A ação contou com palestra sobre câncer de próstata, teste rápido de HIV/AIDS, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, alongamento, lanche saudável, entre outras atividades.

A chefe do Planejamento do Distrito Norte I, Erelena Pereira Silva, afirmou que esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce não só do câncer da próstata, mas também das doenças acomentidas pelo homem.

“Aqui na UBS de Pajuçara a saúde do homem é tratada de forma integral. Nós conscientizamos o público masculino para se habituar a frequentar regulamente o médico e realizar os exames periodicamente”. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: