Identidade de Gênero será tema da 21ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

By | 09:46 Comente
Foto: Reprodução
Por Julio Moreira – Diretor Sociocultural do Grupo Arco-Íris

Depois de enfrentar diversas dificuldades para a sua realização, incluindo dívidas originadas pelo não repasse do patrocínio do Governo do Estado nos anos dois anos anteriores, a 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2016 irá acontecer no próximo dia 11 de dezembro.

Com concentração no Posto 5 da Praia de Copacabana, a Parada organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT oferecerá serviços para a população em tendas a partir das 9h. O esquenta para a saída dos trios, será às 13h.

Neste ano, será abordado o tema do direito à Identidade de Gênero, a favor da aprovação do projeto de lei 5002/13 – Lei João W. Nery – lei de identidade de gênero – de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), apresentado em parceria com a deputada Érika Kokay (PT-DF). O projeto está baseado na lei de identidade de gênero argentina (“Ley 26.743”), considerada a mais avançada do mundo.

O projeto reconhece a identidade de gênero como um direito e estabelece claramente que tanto a alteração legal do nome e do gênero na documentação pessoal quanto qualquer tipo de intervenção no corpo para adequá-lo à identidade de gênero auto percebida é um direito que só poderá ser exercido com o consentimento legal expresso da pessoa interessada.

Num momento político e ideológico delicado que estamos vivendo no país; onde ondas conservadoras buscam de todas as formas impedir conquistas e diminuir os direitos da população LGBT, deturpando conceitos e ventilando inverdades; ações de visibilidade como a Parada LGBT do Rio são essenciais.

Desta forma, convocamos toda a sociedade de bem, que é a favor da diversidade e respeita o seu próximo do jeito que ele é, a estar conosco no domingo, dizendo em bom e alto som: “EU SOU A MINHA IDENTIDADE DE GÊNERO!!”


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: