Espaço Cultural MAPA realiza bate-papo com a artista visual Juliana Juaquina neste domingo

By | 15:58 1 comment
Foto: Divulgação
A Mapa Realizações Culturais está com o Espaço Cultural Mapa Midway Mall com programação cultural no 3º Piso do Shopping, ao lado do Café São Braz. Em cartaz a exposição Cores e formas de Juliana Juaquina.

A artista natural de Natal, sempre foi vista com um lápis a mão, aos dois anos já estava riscando seu primeiro suporte: as paredes da sala de estar, seguidas da TV, do sofá e do chão, enfim, todos os suportes que estavam ao alcance de sua imaginação e altura. Assim seguiram os anos, na escola o rascunho do que seria sua proposta artística: desenhos, riscos e caricaturas dos professores. Na faculdade o curso de Publicidade Propaganda tomou Juliana de encanto pela demanda criativa da profissão, tratou logo de se inteirar das ferramentas, entre elas a fotografia, que se tornou uma grande paixão. Em busca de um aperfeiçoamento técnico, no último ano de Publicidade resolveu entrar no terceiro curso superior, Design Gráfico, (o primeiro foi Artes), e foi nele que desenvolveu a técnica que hoje usa em sua arte.


O que está sendo exposto na parede, com visitação gratuita desde o dia 13 de março, de 10:00 às 22:00, é uma reunião do trabalho que ela vem desenvolvendo ao longo dos últimos seis anos, desde quando se descobriu imersa pelo cubismo, movimento das artes plásticas surgido no começo do século XX, e que tinha como uma das principais características as formas geométricas de suas produções. “Tudo começou quando eu tava pagando Desenho de Observação na faculdade e sentia uma enorme dificuldade de reproduzir perfeitamente as formas, assim como os meus amigos faziam”, explica Juliana.

Suas telas além de estarem recheadas de referências das artes plásticas também estão cheias de críticas, como a sua versão para “Adão e Eva”, uma das mais antigas expostas nesta primeira mostra divida em cinco temáticas: Heróis; Personalidades; Nordeste; Santos e Releituras. “A igreja católica sempre falou muito sobre o papel da mulher, nos ensinando, por exemplo, que Eva foi quem mordeu a maçã, mas nessa minha interpretação foi Adão quem mordeu”, explica Juliana, ratificando detalhes da pintura como o pênis de Adão ser da mesma cor da maçã.

Bate-papo com Juliana Juaquina

Nem só pincel e tinta constroem uma boa tela. Em tempos de total dependência do mundo tecnológico, a arte que nasce dentro do computador, com todos os seus pixels e codecs também estão nas paredes de uma galeria.

Neste domingo, dia 16 de abril, as 16h, no Espaço Cultural MAPA Midway Mall (localizado no 3º piso do Shopping ao lado do Café São Braz), Juliana Juaquina realizará um bate-papo falando sobre seu processo criativo e as ferramentas que ela utiliza para o feito de suas obras!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Muito obrigada, equipe Bicha Natalence, em publicar nosso evento! Foi demais o Bate-Papo!!

    ResponderExcluir