2ª Mostra de Animação Francesa em Natal acontece neste final de semana

By | 16:41 Comente
Foto: Divulgação
O Praia Shopping recebe dias 30 de setembro e 1 de outubro a 2ª Mostra de Animação Francesa de Natal. O evento é uma realização da Aliança Francesa em parceria com Milena Azevedo, Cineclube Natal e Institut Français.  Será um final de semana dedicado ao setor de produção cinematográfica mais querido da França: os filmes de animação.

"A inspiração para o evento surgiu da Fête du Cinéma d’Animation, que acontece no mês de outubro, na França. Trata-se de um evento, organizado anualmente pela Associação Francesa du Cinéma d’Animation (AFCA), que visa levar ao conhecimento do público a recente produção de filmes franceses de animação", explicou Millena Azevedo.

A França é, atualmente, o maior produtor europeu de filmes de animação, e o terceiro no mundo. Seus filmes são mundialmente reconhecidos pela qualidade e, frequentemente, premiados em festivais internacionais. "Esta será mais uma oportunidade para o nosso público ter acesso a uma programação cultural de qualidade gratuitamente. Esperamos que todos que curtem filmes de animação e os que ainda não assistiram venham conferir a mostra que está sendo organizada com muito carinho", ressaltou a gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal.

Nessa 2ª Mostra de Animação Francesa, em Natal, foram selecionados 12 filmes de qualidade, com legendas em português, por uma curadoria formada por Milena Azevedo e pelo Cineclube Natal. As animações serão exibidas em duas sessões, das 18:00 às 18:40hs e das 19:00 às 19:40hs, dias  30 de setembro e 1º de outubro, na Praça de Alimentação do Praia Shopping, com entrada franca.

Filmes e sinopses -  Sessão dia 30/09 

APRÈS LA PLUIE (2011) – Direção: Charles-André Lefebvre, Manuel Tanon-Tchi, Louis Tardivier, Sébastien Vovau, Emmanuelle Walker – Duração: 3m 

Um menino que pesca, tendo como isca uma banana, termina fisgando um peixe bem grande e brincalhão.

FORWARD, MARCH! (2013) – Direção: Loic Le Goff, Garrick Rawlingson, Guillaume Lenoël, Rimelle Khayat, Pierrick Barbin – Duração: 4m 

Em Londres, um trio desfila em uma parada particular. Nesta ordem militar, um monstro cabeludo e jovial é convidado para a festa. Filme de animação produzido como parte do treinamento de animação em animação 3D da escola ESMA.

LE LUTHIER (2013) – Direção: Vincent Debuire – Duração: 4m 

Um luthier vive sozinho na floresta. Um dia, acha um violino misterioso, no qual há uma semente dentro, mas ele a rejeita. Pouco a pouco, percebe que quando ele toca o violino, a semente cresce para se tornar uma árvore musical.

DANS UN PETIT BATEAU (2015) – Direção: Charlotte Cambon de la Valette – Duração: 3m 

Em um barco pequeno, uma senhora e um marinheiro. Eles seguem um fluxo tranqüilo. “Em um pequeno barco” é parte da coleção ““En sortant de l’école - Robert Desnos”, onde treze diretores criaram treze curtas-metragens baseados nos poemas de Robert Desnos.

UNU NOCE EN ENFER (2015) – Direção: Yannick Boireau, Pierre Butet, Magali Garnier, Clémence Maret – Duração: 2m 

Rachelle passa as férias escolares no campo. Uma noite, ao assistir a um reality um show, decide organizar o mais mágico dos casamentos.

SWEET COCOON (2014) – Direção: Matéo Bernard, Matthias Bruget, Manon Marco, Quentin Puiraveau, Jonathan Duret – Duração: 6m 

Uma lagarta encontra um lugar tranquilo onde se sente segura para seguir com sua metamorfose. Porém, seu casulo é muito pequeno. Felizmente, outros dois insetos vem ajudá-la. Curta-metragem que concorreu ao Oscar.

LE 12ÈME HOMME (2012) – Direção: Thomas Pons – Duração: 8m 

No coração dos torcedores, o 12º homem é a encarnação perfeita dos instintos gregários, do esquecimento do eu em favor da tristreza e da alegria coletivas.

Filmes e sinopses -  Sessão dia 01/10

LE SON DES FLAMMES (2014) – Direção: Julia Robin, Vincent Gibaut, Victor Lacotte, Alizée Laffiteau, Charlotte Guittet, Yann Leroy– Duração: 4m 

Um antigo tocador do Kora (instrumento musical da África Ocidental) vai purificar uma floresta doente, através de sua música. 

AU BOUT DU MONDE (1999) – Direção: Konstantin Bronzit – Duração: 8m 

As aventuras de uma casa em frágil equilíbrio. Localizada no pico de uma colina, ela cambaleia da direita para a esquerda, dificultando a vida de seus moradores.

DUO (2014) – Direção: Janis Aussel, Elsa Boyer, Marie-Pierre Demessant, Dorian Lee, Laurent Moing, Guitty Mojabi, Aron Bothman – Duração: 3m 

A harmonia de uma dupla de acrobatas é quebrada pela decisão de uma delas em iniciar uma carreira solo. Apesar das mágoas, elas se apresentam uma última vez no palco, unidas sob os holofotes. 

AUTOMNE (2016) – Direção: Hugo De Faucompret – Duração: 3m 

Um homem e seu boi seguem as estradas, passando por todas as estações, testemunhando os caprichos e surpresas da natureza.

SOUS TES DOIGTS (2014) – Direção: Marie-Christine Courtès – Duração: 12m 

No dia da cremação de sua avó, Emilie, uma jovem eurasiática, revisita a história singular das mulheres de sua família, desde a Indochina Colonial até o isolamento de um campo, entre dança e rituais. Seleção Oficial do César 2016.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: